Risco Cirúrgico

O Risco Cirúrgico é uma avaliação do estado clínico do paciente indicado previamente a procedimentos cirúrgicos ou determinados procedimentos médicos, conforme padrões determinados pelas principais sociedades médicas.

A avaliação do risco cirúrgico consiste em uma avaliação geral de um determinado paciente que será submetido a algum procedimento cirúrgico e, por consequência, anestésico. A avaliação do risco cirúrgico é muito importante, pois previne complicações no per e pós-operatório, ou seja, determina se uma pessoa pode ou não (ou se deve ou não) se submeter a alguma cirurgia, levando em conta sua condição física no pré-operatório, o tamanho da cirúrgica que será realizada e a indicação da mesma.

Não raro uma cirurgia é contra-indicada durante a avaliação do risco cirúrgico devido às comorbidades do paciente, pois os benefícios que poderiam vir com a cura cirúrgica podem não compensar os riscos aos quais o paciente está exposto por se submeter a determinado procedimento cirúrgico.

Por se tratar de uma avaliação do estado geral do paciente, o médico responsável pela liberação do risco cirúrgico, geralmente um clínico geral ou cardiologista, se apoia em alguns exames complementares para ter certeza do seu diagnóstico, como exames de sangue, raios X e eletrocardiograma.

Em casos em que o paciente apresenta uma condição clínica mais debilitada pode ser necessária a realização de exames mais complexos, como ecocardiograma, tomografia computadorizada ou mesmo a ressonância nuclear magnética. Dessa forma o clínico geral ou cardiologista responsável consegue ter uma visão geral do status funcional do paciente antes da cirurgia, transmitindo uma maior segurança para a equipe anestésica e cirúrgica realizar a sua tarefa.

Um fator muito importante para a determinação dos exames, e da própria liberação ou não do risco cirúrgico, é o tipo (ou tamanho) de cirurgia à qual o paciente será submetido, além dos dados do paciente, como idade e presença de outras doenças, como hipertensão arterial, diabetes, doenças do coração, dentre outras.

Centro Médico Pastore

Cardiologia Clínica