Pulso - Cardiologia Plena

Diabetes: Derrubar Mitos Para Prevenir e Curar

“Quanto pesava o seu bebê?”

É a pergunta que certamente te fizeram em coro suas amigas quando nasceu o seu filho. Ou se você ainda não teve filhos, esta é a pergunta que certamente você faz para aquelas que já são mães. Se nascer gordinho, todos riem de felicidade, porque, infelizmente, em nossa cultura uma criança gordinha é sinônimo de uma criança saudável.
É hora de acabar com o mito de que ser gordinho é gozar de saúde. Especialmente porque em nossa comunidade o número de diabetes tipo 2 está aumentando de forma alarmante. De acordo com uma pesquisa recente, seis em cada dez crianças latinas obesas têm diabetes tipo 2. Com essas estatísticas nos encontramos diariamente no hospital e vemos com preocupação que existe muita desinformação a respeito desta doença e sobre como é possível preveni-la.

“Apenas tenho um pouco de diabetes” Vários pacientes dizem isso quando chegam ao consultório. “Às vezes o açúcar sobe, mas não é nada”. Este é um erro muito grave. Mas, para entender isso você tem que saber que o diabetes não aparece da noite para o dia. Não é que um dia você acorda e o sol te cumprimenta: “Bom dia, você tem diabetes”. O desenvolvimento desta doença pode levar vários anos. Durante este período, o seu organismo ainda não cumpriu todos os requisitos necessários para que o seu médico possa diagnosticar a doença, mas tampouco funciona normalmente. Isto é chamado de pré-diabetes.

Nos Estados Unidos, cerca de 30 milhões de pessoas têm pré-diabetes, mas a maioria não sabe. Se você é latino e tem mais de 45 anos, deve fazer o teste de glicose para tirar a dúvida. Se você tem menos de 45 anos, deve fazer o teste se você tem:

Pressão alta

HDL (colesterol bom) baixo

Triglicérides elevados

Antecedentes familiares de diabetesDiabetes durante a gravidez ou se você teve um bebê de 4 quilos e 100 gramas ou mais ao nascer

Este último ponto é importante porque as crianças gordinhas tendem a ser adultos obesos, e isso, somado a predisposição genética dos latinos, é o terreno fértil para que se desenvolva o diabetes. A chave é prevenir: aprender a seguir uma dieta saudável desde a primeira infância e levar uma vida ativa.

Mas se você já tem diabetes, também queremos dizer que, embora seja uma doença crônica e precisa ter uma série de cuidados, tampouco é o fim do mundo. Hoje em dia, a ciência avançou muito e graças a isso as pessoas com diabetes podem viver uma vida feliz. Aprender a comer bem não precisa ser um fardo, nem significa que você nunca vai comer o que gosta.

Reiteramos: a chave para uma vida saudável com diabetes é se aconselhar bem e ter muita vontade. (E não acredite em todos os mitos.).
Saúde e Dica


 

A Longevidade ao Alcance de Todos


 

Ataque Cardíaco


 

👨‍⚕ Institucional 👩‍⚕


 

Excesso de sódio na comida transforma coração em bomba-relógio


 

O que se Pode Comer após uma Cirurgia?


 

👉 Você já conhece a Pulso Cardiologia?


 

A Ansiedade na Terceira Idade!


 

Localização


 

Implante de marcapasso: O que você deve saber!


 

Pulso Cardiologia Plena


 

Câncer de mama!


 

A importância de se medir e se controlar os níveis de colesterol!


 

Soluções em Prevenção, Diagnóstico e Tratamento das Doenças Cardiovasculares.


 

Outubro Rosa


 

Pressão Alta?


 

O que fazer para parar de fumar?


 

Localização


 

Missão, Visão e Valores!


 

As Doenças Cardiovasculares na Terceira Idade!


 

Doenças Cardíacas: um mal que se pode prevenir


 

O Coração e a Circulação na Terceira Idade


 

Implante de marcapasso: O que você deve saber


 

Institucional


 

Localização


 

Osteoporose é a principal causa de fraturas na bacia


 

Doença silenciosa, tromboembolismo venoso deve ser prevenido


 

Obesidade infantil: Um problema mundial


 

Localização


 

Institucional


 

Dieta vegetariana na gravidez: Riscos e Benefícios

Pulso - Cardiologia Plena
Pulso - Cardiologia Plena