Pulso - Cardiologia Plena

Alimentos Que Ajudam a Equilibrar os Hormônios.

Foto Divulgação
As mulheres são um enorme compêndio de hormônios, e resulta bastante comum que, por vezes, os níveis do mesmo sofrem algum tipo de desequilíbrio.

Diferentes causas fazem com que os nossos hormônios enlouqueçam, desde a gravidez e a menopausa, o uso de anticoncepcionais, estresse, e milhares de outros etc. A questão é que estes desequilíbrios hormonais podem causar estragos no corpo, na pele, no peso corporal, nas emoções e todos os processos fisiológicos que dependem deles.

Neste artigo te ensinamos quais são os alimentos que colaboram para equilibrar os hormônios, mas cabe destacar que NÃO substituem os cuidados médicos, é um COMPLEMENTO.

Alimentos Que Ajudam A Equilibrar Os Hormônios:

Brócolis. É um vegetal muito rico em fito nutrientes, ajuda a manter na linha os níveis de estrogênio, que também colabora na prevenção do câncer de mama.

É conveniente comer tanto brócolis como outros vegetais crucíferos (couve-flor, repolho, couve chinesa e couve de Bruxelas), com duas ou três xícaras semanais dessas verduras é mais do que suficiente.

Soja orgânica. Esta planta é muito rica em fito estrógenos, os quais têm grandes poderes de regulação hormonal e também podem reduzir o colesterol.

Seu consumo regular melhora significativamente a pele e as funções hormonais, especialmente durante a menopausa.

Óleo de coco. Graças ao seu alto teor de ácido láurico, o óleo de coco é benéfico tanto para regular os hormônios como para melhorar a aparência da pele.

Com apenas ¼ de xícara de óleo de coco por dia, é possível obter o ácido láurico necessário para que tenha efeito, e embora também contenha outros produtos derivados do coco, o óleo é o mais apropriado quando se trata de problemas de acne devido a desequilíbrios hormonais.

Sementes de Linhaça. Possui uma grande quantidade de linhaça, um composto fito estrógeno que pode ajudar a controlar os hormônios. Serve como um substituto para a soja, quando não é possível obter uma variedade orgânica.

As sementes de linhaça podem ser adicionadas as saladas, cereais e até mesmo aos batidos, mas é importante mantê-las na geladeira para evitar que seus óleos se tornem rançosos.

Abacates. Esta fruta oferece uma boa dose de gorduras monoinsaturadas saudáveis. É muito abundante em beta-sitosterol, por isso pode ajudar a controlar os hormônios como o cortisol, o hormônio do estresse, que pode afetar tanto a pele como o peso.

Outro benefício é que o beta-sitosterol, consumido regularmente, combate a inflamação dos tecidos, prevenindo o desenvolvimento de câncer e diversas doenças.

Frutos secos. Todos os frutos secos contêm beta-sitosterol, juntamente com outros esteróis vegetais que têm um efeito benéfico sobre os níveis hormonais.

As amêndoas são particularmente úteis, e também as nozes, mas cabe destacar que todos os tipos de frutos secos ajudam a controlar o apetite quando aparecem as ânsias relacionadas com as alterações hormonais.

Ovos. É uma excelente fonte de proteínas, possuem um alto teor de vitaminas e minerais que ajudam o equilíbrio hormonal.

As gemas de ovo são particularmente valiosas para o corpo graças à sua mistura de iodo e colina, duas substâncias que contribuem para cuidar da saúde da tireoide.

Sementes de Chia. O equilíbrio entre os ácidos ômega-3 e ômega-6 é muito importante para o corpo. As sementes de chia fornecem grandes quantidades de ômega-3, mais do que a carne de peixe, e também é uma excelente fonte de fibra.

Além disso, ajudam a manter o controle do açúcar no sangue e, assim, minimizar os desejos por alimentos nocivos tanto para a pela como para o peso.

Manteiga de creme pasteurizado orgânico. É um alimento benéfico para os hormônios graças às vitaminas lipossolúveis e ácidos graxos saudáveis que possui.

É particularmente importante quando existem problemas de deficiências hormonais, que a manteiga seja proveniente de leite de vacas alimentadas de forma natural, sem o aditivo de hormônios de crescimento.

Romãs. Romãs possuem um alto teor de antioxidantes, são anti-inflamatórios, mas o que mais se destaca é sua capacidade de nivelar os níveis hormonais.

Desempenha um papel importante na inibição da produção de estradiol, um estrogênio potente que está associado com o câncer de mama.
Saúde Dica


 

Institucional


 

Venha agendar uma consulta na Pulso Cardiologia!!


 

Todos os truques para baixar o colesterol


 

Institucional


 

Como manter a saúde do coração?


 

9 dicas de saúde para mulheres!


 

Dicas para alimentação na ceia de Natal.


 

5 sintomas de problemas na tireoide.


 

Institucional


 

Dicas para Prevenir a Hipertensão.


 

Aqui fazemos o melhor para nossos pacientes.


 

Institucional


 

Duas dicas para manter a mente sã na velhice.


 

Quando ficamos mais velhos precisamos nos exercitar menos?


 

Pane no coração fisga cada vez mais mulheres


 

Quais os Sintomas de Diabetes tipo dois.


 

Institucional


 

Institucional


 

A Qualidade do sono na terceira idade.


 

Adote 12 medidas para proteger a saúde do coração


 

Consumo de refrigerante dietético é associado ao aumento da gordura abdominal.


 

Institucional


 

11 sintomas do metabolismo lento: aprenda a identificar


 

Atividade física e cuidos importantes.


 

Como Posso Saber se Estou Diabético?


 

Peso corporal é uma das medidas mais importantes.


 

Institucional


 

Saiba o que são arritmias cardíacas e aprenda como tratá-las


 

Criatividade na Cozinha.


 

Sete dicas para baixar o nível de triglicérides do sangue

Pulso - Cardiologia Plena
Pulso - Cardiologia Plena