Pulso - Cardiologia Plena

Alimentação saudável com doença cardíaca

Foto Divulgação
A doença cardíaca encabeça a lista de mortalidade. Limitar certos alimentos e aumentar outros pode reduzir muito o risco.

A doença cardiovascular encabeça a lista como a doença mais mortal entre os brasileiros. Ela atinge cerca de 80% das pessoas com 65 anos ou mais de idade. Se você já tiver uma doença cardíaca, a dieta, no entanto, pode desempenhar um papel crítico em reduzir seus riscos e ajudar a colocá-lo de volta em um caminho de bem-estar.

Estudos comprovam este fato. Em pessoas com idades entre 70 a 90 anos, uma dieta saudável para o coração, rica em carboidratos integrais e gorduras saudáveis ​​(juntamente com o aumento de exercício) está associada a uma taxa de 65-73% menor de morte por todas as doenças crônicas, incluindo doenças cardíacas.

Alimentos ricos em gorduras saturadas ​​e açúcares podem causar inflamação e acúmulo de placas nas artérias, uma receita pronta para um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral. Uma dieta correta pode ajudar a manter as artérias limpas e trabalhar para reduzir o seu risco cardiovascular. Verifique com o seu médico qual o nível de atividade ideal para você.



Diretrizes alimentares saudáveis

A receita para uma dieta saudável para o coração não significa uma vida inteira de comida sem graça e frango sem pele. Confira as orientações gerais a seguir. Pergunte ao seu médico para orientações específicas, dependendo da sua saúde individual.

Aumente os carboidratos saudáveis. Carboidratos saudáveis ​​são repletos de fibras e nutrientes protetores, e incluem:

Frutas e legumes. Esforce-se por uma maior variedade para ter maior benefício.
Grãos integrais como trigo, aveia, arroz integral e selvagem, cevada, trigo e quinoa são todas ótimas opções.
Feijão / leguminosas, como ervilhas e lentilhas, feijão e grão de bico são ricos em proteína magra também.
Concentre-se em proteínas magras. Elas podem ocupar o lugar de carnes e queijos gordos.

Peixes, aves sem pele, carnes magras, feijões, além de ovos e nozes em pequenas quantidades podem substituir carnes e queijos gordos.
Produtos lácteos com baixo teor de gordura podem ser encontrados em versões livres de gordura ou baixo teor de gordura, como leite, queijo, iogurte, queijo cottage e outros produtos lácteos.
Aumente as gorduras saudáveis. As gorduras certas podem realmente ser boas para você. Certas gorduras polinsaturadas e monoinsaturadas podem compor até 30% de suas calorias totais. Use-as para substituir as gorduras saturadas e trans.

Óleo de oliva e canola podem ser usados para cozinhar.
Nozes e sementes são ótimas como lanches ou misturadas com cereal ou iogurte.
Abacate é delicioso como pasta em um sanduíche ou cortado em forma de saladas.
Peixes gordos, como salmão e arenque, são recomendados pelo menos duas vezes por semana.
Se você tiver uma doença cardíaca, converse com seu médico sobre se você deve tomar um suplemento de ômega-3.

Limite gorduras saturadas, tanto quanto possível. Cortar ou reduzir carnes gordas, leite integral, queijo feito com leite integral, sorvete, manteiga, banha de porco, bolos, biscoitos, salsicha, maionese, coco e azeite de dendê. A Sociedade Brasileira de Cardiologia recomenda que a gordura saturada seja inferior a 7% do seu total de calorias diárias.

Mantenha as gorduras saturadas a menos de 7% do total de calorias. Isso inclui carnes gordas, leite integral, queijo feito com leite integral, sorvete, manteiga, banha de porco, bolos, biscoitos, salsicha, maionese, coco e azeite de dendê.

Evite gorduras trans e gorduras parcialmente hidrogenadas. Estas gorduras parecem ser ainda mais perigosas que colesterol e gordura saturada. Elas são encontradas principalmente em alimentos processados, como bolos, biscoitos, bolachas, tortas, batatas fritas, margarina e vários chips.

Limite o colesterol diário a menos de 300 mg. O colesterol é encontrado apenas em alimentos de origem animal, como ovos, carnes, aves e peixes. Se você já tiver uma doença cardíaca, o seu médico pode lhe aconselhar a limitar a ingestão de colesterol para menos de 200 mg por dia.

Reduza açúcares adicionados. O excesso de açúcar, juntamente com as gorduras “ruins”, tem um papel importante na doença cardíaca.

fique atento à ingestão de doces e bebidas açucaradas.
leia rótulos de produtos com fontes ocultas de açúcar tais como xarope de milho, frutose, glicose, sacarose, dextrose, maltose, mel, xarope de malte e melaço.

Reduza o sódio a 1.500 mg por dia. Leia os rótulos de todos os alimentos enlatados e processados. Cuidado com a ingestão de carnes e queijos curados e processados.
Outras considerações
Álcool. Se você beber, mantenha sua ingestão a não mais do que uma bebida por dia para mulheres (15g de etanol) ou dois drinques (30g de etanol) por dia para homens. Mais do que isso pode aumentar o risco de problemas de saúde, incluindo certos tipos de câncer.

Etanóis vegetais. Etanóis vegetais são substâncias que se encontram naturalmente em pequenas quantidades em muitos alimentos de origem vegetal. Duas gramas por dia parece reduzir o LDL colesterol em até 15%. Agora você pode obter etanóis em algumas margarinas, suco de laranja, cereais e barras de granola. Eles também podem ser encontrados na forma de gel como suplemento. Pergunte ao seu médico se tomar estas substâncias é bom para você.
cuidadosmil


 

A Longevidade ao Alcance de Todos


 

Ataque Cardíaco


 

👨‍⚕ Institucional 👩‍⚕


 

Excesso de sódio na comida transforma coração em bomba-relógio


 

O que se Pode Comer após uma Cirurgia?


 

👉 Você já conhece a Pulso Cardiologia?


 

A Ansiedade na Terceira Idade!


 

Localização


 

Implante de marcapasso: O que você deve saber!


 

Pulso Cardiologia Plena


 

Câncer de mama!


 

A importância de se medir e se controlar os níveis de colesterol!


 

Soluções em Prevenção, Diagnóstico e Tratamento das Doenças Cardiovasculares.


 

Outubro Rosa


 

Pressão Alta?


 

O que fazer para parar de fumar?


 

Localização


 

Missão, Visão e Valores!


 

As Doenças Cardiovasculares na Terceira Idade!


 

Doenças Cardíacas: um mal que se pode prevenir


 

O Coração e a Circulação na Terceira Idade


 

Implante de marcapasso: O que você deve saber


 

Institucional


 

Localização


 

Osteoporose é a principal causa de fraturas na bacia


 

Doença silenciosa, tromboembolismo venoso deve ser prevenido


 

Obesidade infantil: Um problema mundial


 

Localização


 

Institucional


 

Dieta vegetariana na gravidez: Riscos e Benefícios

Pulso - Cardiologia Plena
Pulso - Cardiologia Plena