Pulso - Cardiologia Plena

Emagrecimento X Saúde do coração

Foto Divulgação
A ligação entre o peso e o coração é simples: o emagrecimento é uma importante proteção contra as doenças cardiovasculares. Se a sua família tem histórico de problemas cardíacos, você tem pressão alta ou seu médico chamou a atenção para os riscos de desenvolver doenças do coração, talvez você sinta que está destinado a enfrentar alguns problemas de saúde.

Não há motivos para ficar desanimado! O Guidelines for the Treatment of Overweight and Obesity, um manual de tratamento do sobrepeso e da obesidade publicado pelo The National Institutes of Health, mostra que perder de 5% a 10% do peso atual pode fazer grande diferença.

Confira o que os especialistas dizem sobre alguns dos diversos benefícios que o emagrecimento pode trazer para sua saúde.

1.Normalização dos números assustadores. “As pessoas obesas costumam apresentar níveis anormais de colesterol no sangue, pressão alta e, em alguns casos, corações grandes”, explica o Dr. Gerald Fletcher, cardiologista na Flórida e porta-voz da American Heart Association. Todos esses problemas são fatores de risco para as doenças cardiovasculares, mas emagrecer pode ajudar a revertê-los.

2.Resolução de dois problemas de uma só vez. “Até alguns anos atrás, acreditava-se na existência de uma ligação indireta entre alguns males e doenças. Por exemplo, o peso causaria o aumento do colesterol, que levaria a doenças cardíacas. Hoje em dia, porém, sabemos que mesmo se a pressão arterial e o colesterol estiverem normais, o sobrepeso pode representar risco para a saúde do coração”, afirma Karen Miller-Kovach, Cientista Chefe da Weight Watchers International. Ao perder peso você, provavelmente, duplicará ou até triplicará os benefícios.

3.Resultados imediatos para a saúde. Não é preciso esperar até alcançar sua meta de peso saudável para ver a diferença na saúde do seu coração. “Quando se trata da relação entre as doenças do coração e o peso, existe uma curva de crescimento exponencial”, diz Miller-Kovach. A cientista explica: “Um pequeno sobrepeso provoca um pequeno aumento do risco de doenças cardíacas. Um sobrepeso mais significativo aumenta ainda mais esse risco”. Da mesma forma, quanto mais quilos você perder, maior a redução dos riscos.

4.Melhor desempenho nos exercícios. À medida que emagrecer, você se terá mais disposição para se exercitar. E os exercícios vão trazer ainda mais benefícios: “As atividades físicas são reconhecidas como um fator independente para a saúde do coração”, diz Miller-Kovach. “Hoje sabemos que os exercícios tendem a movimentar os estoques de gordura do abdômen, que são as responsáveis pelo maior risco de desenvolver as doenças que afetam o coração”, Fletcher explica. Além de ajudar a preservar o “bom colesterol”, os exercícios auxiliam no controle da pressão arterial, entre outros efeitos positivos.

5.Benefícios para pessoas de todas as idades. “A idade faz diferença quando consideramos a relação entre peso e doenças cardíacas. Adultos que já apresentavam ligeiro sobrepeso na juventude têm mais riscos de desenvolver doenças cardíacas do que aqueles que só alcançaram o sobrepeso quando mais velhos”, diz Miller-Kovach. Em outras palavras: não se trata apenas do quanto você pesa, mas da sua idade. É bom rever a ideia de que não há motivos para se preocupar com o coração enquanto você é jovem.

6.Melhoras na saúde das pessoas (homens e mulheres, de diferentes etnias, nacionalidades, estruturas físicas etc.). O emagrecimento é capaz de melhorar tanto a saúde dos homens como a das mulheres. Faz também grande diferença na saúde de representantes de todas as nações.

Segundo uma pesquisa publicada no Circulation, o jornal da American Heart Association, “alimentação e mudanças no estilo de vida ainda são a base da intervenção para a prevenção”. Em outras palavras, enquanto tratamentos medicamentosos e procedimentos cirúrgicos podem ser eficazes no tratamento de doenças cardiovasculares, a melhor proteção que se pode ter, contudo, provém da alimentação correta e da prática dos exercícios.
Vigilantes do Peso


 

A Longevidade ao Alcance de Todos


 

Ataque Cardíaco


 

👨‍⚕ Institucional 👩‍⚕


 

Excesso de sódio na comida transforma coração em bomba-relógio


 

O que se Pode Comer após uma Cirurgia?


 

👉 Você já conhece a Pulso Cardiologia?


 

A Ansiedade na Terceira Idade!


 

Localização


 

Implante de marcapasso: O que você deve saber!


 

Pulso Cardiologia Plena


 

Câncer de mama!


 

A importância de se medir e se controlar os níveis de colesterol!


 

Soluções em Prevenção, Diagnóstico e Tratamento das Doenças Cardiovasculares.


 

Outubro Rosa


 

Pressão Alta?


 

O que fazer para parar de fumar?


 

Localização


 

Missão, Visão e Valores!


 

As Doenças Cardiovasculares na Terceira Idade!


 

Doenças Cardíacas: um mal que se pode prevenir


 

O Coração e a Circulação na Terceira Idade


 

Implante de marcapasso: O que você deve saber


 

Institucional


 

Localização


 

Osteoporose é a principal causa de fraturas na bacia


 

Doença silenciosa, tromboembolismo venoso deve ser prevenido


 

Obesidade infantil: Um problema mundial


 

Localização


 

Institucional


 

Dieta vegetariana na gravidez: Riscos e Benefícios

Pulso - Cardiologia Plena
Pulso - Cardiologia Plena