Pulso - Cardiologia Plena

Homens sofrem mais com doenças do coração

Atenção, homens: os seus corações podem estar parecendo mais apertados! A causa pode ser os seus incontáveis maus hábitos. Um estudo feito pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) mostrou que as doenças cardiovasculares foram a principal causa de morte em homens em 2009 – um em cada quatro morreu em razão dessas enfermidades. Isso significa que a premissa – eles sofrem mais do coração do que as mulheres – ainda é verdadeira, embora estejamos caminhando para um empate. Rui Fernando Ramos, cardiologista do Hospital São Luiz (SP), explica que “isso depende da faixa etária. Os homens sofrem infartos mais jovens do que as mulheres, cerca de dez anos antes. Elas possuem uma proteção hormonal que baixa a partir da menopausa”.

Essa “guerra dos sexos” se acirra também devido aos novos costumes. Hoje, a mulher já exerce as mesmas funções dos homens. Não existe mais aquela história de cuidar da casa e da família enquanto o homem trabalha. Além disso, elas estão adquirindo hábitos de vida pouco saudáveis, dada a modernidade.

Maus hábitos masculinos

Assim, ainda existe um predomínio na incidência de doenças cardiovasculares em homens, pois eles lidam com o estresse de forma diferente e suas emoções levam ao aumento da pressão arterial e a hábitos alimentares inadequados. “Se você colocar uma mulher nas mesmas condições, os riscos são os mesmos”, conta Ricardo Mourilhe, vice-presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (Socerj). E, por mais que essa realidade já tenha mudado, os homens ainda apresentam maior tendência a comer pior, fumar mais e ainda faltam às consultas médicas!

Direto na doença

As principais enfermidades do coração são: o infarto do miocárdio e a doença arterial periférica – estreitamento das artérias que levam sangue ao coração. “Porém, outras doenças cardiológicas não menos importantes ou graves devem ser lembradas, tais como as doenças valvares, congênitas, hipertensivas e a insuficiência cardíaca”, conta Ramos.

As causas dessas doenças estão relacionadas a comportamentos de risco, como tabagismo, obesidade, fatores psicossociais, sedentarismo e estresse. “A prevenção, então, é simples: basta controlar os fatores do risco. Hábitos saudáveis na alimentação, diminuição de sódio, açúcar e gordura”, orienta Mourilhe. Ele lembra ainda que patologias como diabetes e alterações no triglicérides e colesterol também estão entre as causas, portanto, devem ser devidamente tratadas.

Revista - Viva Saúde


 

A Longevidade ao Alcance de Todos


 

Ataque Cardíaco


 

👨‍⚕ Institucional 👩‍⚕


 

Excesso de sódio na comida transforma coração em bomba-relógio


 

O que se Pode Comer após uma Cirurgia?


 

👉 Você já conhece a Pulso Cardiologia?


 

A Ansiedade na Terceira Idade!


 

Localização


 

Implante de marcapasso: O que você deve saber!


 

Pulso Cardiologia Plena


 

Câncer de mama!


 

A importância de se medir e se controlar os níveis de colesterol!


 

Soluções em Prevenção, Diagnóstico e Tratamento das Doenças Cardiovasculares.


 

Outubro Rosa


 

Pressão Alta?


 

O que fazer para parar de fumar?


 

Localização


 

Missão, Visão e Valores!


 

As Doenças Cardiovasculares na Terceira Idade!


 

Doenças Cardíacas: um mal que se pode prevenir


 

O Coração e a Circulação na Terceira Idade


 

Implante de marcapasso: O que você deve saber


 

Institucional


 

Localização


 

Osteoporose é a principal causa de fraturas na bacia


 

Doença silenciosa, tromboembolismo venoso deve ser prevenido


 

Obesidade infantil: Um problema mundial


 

Localização


 

Institucional


 

Dieta vegetariana na gravidez: Riscos e Benefícios

Pulso - Cardiologia Plena
Pulso - Cardiologia Plena